Como fazer fichamento de texto

O fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura.

A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:

 

1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;

2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;

3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra).

 

Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por quê irei precisar disso no futuro? Talvez sua própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar. Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais.

 

Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento:

 

1

Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc);

1.1

Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado);

1.2.

Nome da Editora (em caso de ter sido publicado);

1.2.1.

Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas);

1.2.2.

Número de páginas (do livro e/ou da parte lida).

1.3.

Título da Obra;

1.3.1.

Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica)

1.3.2

Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);

1.4.

Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc);

1.5.

Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador;

1.5.1.

Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma);

2.

Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.);

2.1.

Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);

2.2.

Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);

2.2.1.

Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);

3.

Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde copiou);

3.1.

Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;

3.2.

Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);

4.

Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença);

5.

Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).

5.1.

Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).

 

Quanto a forma de elaboração do fichamento, penso ser apropriado que este seja feito com ao menos duas (2) colunas para melhor divisão e clareza, mas não mais do que quatro (4) a fim de não torná-lo detalhado demais. O modelo que apresento parcialmente abaixo dispõe de três (3).

 

Itens

Conteúdo

Observação do Aluno

1. Tipo de Obra

Livro

 

1.1 Ano da Publicação

1999

 

1.2. Editora

Paz e Terra

 

1.2.1. Edição

1ª Edição

 

1.2.2. Páginas

530 páginas

 

1.3. Título

O Poder da Identidade

Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros.

1.3.1. Título original

The Power of Identity

 

1.3.2. Título do Capítulo.

Capítulo I – Paraísos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pág. 21 a 92).

Li parte do capítulo, que foi solicitado pelo professor, mas que não apresentava subdivisão.

1.4. Localização

Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política

Há três exemplares na biblioteca, mas o que obtive é o que se encontra em pior estado.

1.5. Autor

Manuel Castells

 

1.5.1. Tradutor

Klauss Brandini Gerhardt

 

2. Tema

Mudança Social, Sociologia

 

2.1. Palavras-chaves

Capitalismo; Cultura; Conflitos; Etnias; Identidade; Mudança Social; Poder; Povos.

 

(....)

(....)

(...)

5. Comentários

Considerei a obra difícil seja por se tratar de um tema que eu desconhecia, mas também pela quantidade de termos novos para mim. Entretanto, aprendi bastante depois de fazer uma segunda leitura e constato que o autor trata da profundidade da mudança social no mundo globalizado e o quanto isto impacta na cultura dos povos e na sua existência. Em minha opinião, Manuel Castells tem uma visão bem pessimista sobre este processo, embora admita que alguns processos bem interessantes também ocorram.

 

5.1.

Quero saber a opinião do professor sobre esta obra. Será que ele considera que o autor tem uma opinião muito negativa da mudança social sobre as sociedades?

 

 

53 comentários:

  1. Muito bom, bastante explicado e simplificado!!!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. tenho que fazer um fichamento de citação (ou de trancrição) ainda tenho duvidas podem me ajudar.

    grato! paulo

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Foi de Grandessíssima ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Achei este fichamento excelente por ser objetivo, organizado e simples! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o seu texto!!! É bem na linha do que ando usando para simulado de Enem, um aplicativo gratuito da Alemanha, só que tá em português, Brainyoo (se você quiser dar uma olhada). Eu sempre tive problemas em como fazer fichamento, mas com a nova tecnologia educacional disponível na net, e textos como o seu, tenho fé que agora eu aprendo! Vou visitar mais vezes!

    ResponderExcluir
  6. As informações aqui descritas me foram muito úteis.
    As utilizei para fazer meu primeiro fichamento.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei bastante da sua explicação/modelo. Mas, gostaria de saber como faço um fichamento por item.

    ResponderExcluir
  8. me parece muito bom, vou seguir o mesmo e ver se será aprovado..Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Estou no 2° ano do curso de direito e finalmente aprendi como fazer um bom fichamento. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a explicação, simplificou bastante, entretanto ainda tenho algumas dúvidas... Estou cursando ensino técnico de logística, integrado ao médio.. Tenho 14 anos rs' e fiquei, pode-se dizer ... um tanto que, "apavorada" quando minha orientadora de Planejamento Empresarial e Empreendedorismo (PEE) nos solicitou um fichamento de leitura (não sei se é o termo correto) sobre a evolução da administração ... Poderia me esclarecer algumas dúvidas como por exemplo, o modelo mais adequado, ou indicar alguns livros convertidos em PDF, ou endereços de sites ... Para embasar o estudo e o trabalho ? Obg. :)

    ResponderExcluir
  11. Adorei a explicação, simplificou bastante, entretanto ainda tenho algumas dúvidas... Estou cursando ensino técnico de logística, integrado ao médio.. Tenho 14 anos rs' e fiquei, pode-se dizer ... um tanto que, "apavorada" quando minha orientadora de Planejamento Empresarial e Empreendedorismo (PEE) nos solicitou um fichamento de leitura (não sei se é o termo correto) sobre a evolução da administração ... Poderia me esclarecer algumas dúvidas como por exemplo, o modelo mais adequado, ou indicar alguns livros convertidos em PDF, ou endereços de sites ... Para embasar o estudo e o trabalho ? Obg. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, o modelo do fichamento está aí em cima. Quanto à literatura pra você fazer sua pesquisa, não posso ajudá-la, pois minha formação é em Filosofia e não na área que você está estudando. Boa sorte!

      Excluir
  12. Parabéns pelo Site bem explicado, Passarei para amigos Vlw

    ResponderExcluir
  13. Itens
    Conteúdo Observação do aluno
    1.Tipo da obra
    1.1. ano da publicação
    1.2. editora
    1.2.1. edição
    1.2.2. pagina
    1.3. titulo

    1.3.1. titulo original

    1.3.2. títulos dos capítulos




    1.4. localização


    1.5. autor
    1.5.1. tradutor
    2. tema


    2.1. palavra chave (...)

    5. comentário



    Artigo
    Junho (2007)
    Revista de ciências humanas
    V. 8 N .10
    123-141
    O ENSINO DE HISTORIA : EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS.
    THE TEACHING OF HISTORY: CURRENT TRENDS AND EVIDENCE.
    1. A HISTÓRIA NA SALA DE AULA : TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS X CRISE PARADIGMÁTICA. (pág. 125 a 128).
    2. O CONHECIMENTO HISTÓRICO: QUAL SEU OBJETIVO? (pág. 129 a131)

    3. DO SIGNIFICADO E DA IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO DOCENTE. ( pág. 131 a 136).
    A Revista de Ciências Humanas (ISSN 1981-9250) está vinculada ao PPGEDU URI-FW, situado a noroeste do Rio Grande do Sul.
    Roque Ismael da Costa Gullich
    Mestre da Educação
    Educar pela pesquisa : formação e processos de estudos e aprendizagem com pesquisa.
    História, Ensino, Professor, Conhecimento.
    Como construir sua própria história se não ter uma história dos seus antepassados para que sirva de experiência, e através dos estudos e pesquisa a sua história passa a existir no seu cotidiano podendo ser diferente, e que os erros não se repita.
    Ensinar historia a parti do meio em que o aluno esta inserido para que ele se sinta parte do mesmo.
    É preciso está preparado para aplicar uma aula com significados de aprendizagem para seus alunos, ou seja, metodológica e didática, logo atrai- ar a atenção dos alunos e conseguirá atingir seu objetivo do dia.
    A utilização do livro didático nada mas é, do que um ato de instigação para os professore e aluno possa intervir, com sua própria critica seja positiva ou não logo seu conhecimento torna siguinificativo.
    A historia é o próprio homem inserido no mundo. logo o estudo histórico devera ser enriquecido de detalhes e melhor elaboração de conteúdos para que o ensino de Historia tenha força de mudanças no futuro próximo deles alunos que irão utilizar bastante como experiências já vivenciadas.
    Este texto foi solicitado pelo professor da disciplina de história do ensino de pedagogia apos a leitura fazer um fechamento do texto completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi boa noite fiz esse fichamento, será que esta correto sou aluna do curso de pedagogia 5° semestre, o professor solicitou que eu fizesse um fichamento. ajuda me.....

      Excluir
  14. segui o modelo desse fichamento que esta no e-mail .

    ResponderExcluir
  15. Eu começo na linha vermelha ou na posterior?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Dea Conti sou iniciante to 2 semestre de pedagogia tenho uns textos pra fazer fichamento e meu 1 teria como a srá me ajudar passo a passo pra que possa elaborar um bom fichamento

    ResponderExcluir
  18. Adrien, o passo a passo já está aí em cima. Você tem que seguir o modelo, adaptando-o ao tipo de leitura que está fazendo.

    ResponderExcluir
  19. Estou no 1 semestre do curso de direto e nao estou conseguindo fazer o fichamento.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Esse modelo se encaixa em qual tipo de fichamento? Bibliográfico, conteúdo ou citação? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  21. Olá fui solicitada a elaborar um fichamento temático. Gostaria de saber a estrutura deste tipo de fichamento.

    ResponderExcluir
  22. Este fichamento nos serve como padrão, pois foi colocado com clareza, sendo também muito parcimonioso.

    ResponderExcluir
  23. Achei bastante esclarecedor , obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pela explicação estou no primeiro semestre cursando processos químicos e preciso fazer um fichamento, eu só fiquei com uma dúvida: É preciso que eu faça um fichamento para cada capítulo que eu ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi me ajuda com o meu fichamento não to conseguindo amontar

      Excluir
  25. eu preciso fazer um fichamento de resumo mais não ta dando certo alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  26. eu preciso fazer um fichamento de resumo mais não ta dando certo alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  27. eu preciso fazer um fichamento de resumo mais não ta dando certo alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  28. Acho que os primeiros itens do fichamento deveriam ser o Título e depois o Autor.

    ResponderExcluir
  29. Professora, eu vi que nesse site tem dicas de como fazer um fichamento e também uma planilha que podemos baixar para montar nosso fichamento. Achei bem interessante, por isso compartilho aqui:
    http://estudoacelerado.com.br/como-fazer-um-fichamento/

    ResponderExcluir
  30. Tenho que fazer um fichamento sobre algum fato histórico.
    Alguém me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito! Bastante esclarecedor, bem didático.

    ResponderExcluir
  32. Casino - JamBase
    JamBase Casino is 부산광역 출장마사지 committed to 안양 출장마사지 providing top-quality casino games to New Jersey's residents. It's also 세종특별자치 출장안마 committed to 수원 출장마사지 providing top-quality online gaming  Rating: 성남 출장마사지 3.7 · ‎3 reviews

    ResponderExcluir